5G

5G – será agora ou daqui a cinco anos?

Todas as pessoas que utilizam dispositivos móveis como tablets e smartphones já ouviram falar em internet 3, 4 e agora, 5G. Mas você sabe o que essas siglas significam e o que são essas categorias de internet?

Trata-se de conexões de dados móveis, separadas por gerações, onde em cada uma, existe uma tecnologia e velocidade específica envolvida.

Conheça os Planos de Celular da TIM agora mesmo: MaisTim.com.br

No caso da 5G, a quinta geração, tem lançamento previsto para esse ano em alguns países e promete uma boa qualidade de comunicação entre robôs, sensores e máquinas.

Neste artigo você irá encontrar muitas outras informações relacionadas à internet 5G, assim como a sua chegada ao Brasil. E para ter acesso a esse conteúdo, continue a leitura até o final!

Leia também: https://arxiv.org/pdf/1405.2957

5G

Fonte: https://abrasat.org.br/2019/06/17/o-5g-nao-e-uma-evolucao-e-uma-revoluca/

O que é a internet 5G?

Como já foi dito anteriormente, a internet 5G é a geração mais evoluída das conexões para dados móveis existentes até o momento.

Sua nova tecnologia e avanços possibilitam uma velocidade até 10 vezes maior do que a da geração anterior: a 4G.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, apesar de ser uma verdadeira revolução neste tipo de tráfego de dados, ela ainda não está disponível e, quando for lançada, contará com algumas dificuldades para o consumidor final.

Sim, ela irá possibilitar velocidade mais rápida, maior abrangência com relação à cobertura e melhor estabilidade de conexão, pois o espectro de rádio será melhor aproveitado, o que irá permitir uma grande quantidade de aparelhos conectados de maneira simultânea, sem falhas.

No entanto, certos dispositivos não serão compatíveis com esta tecnologia e, essa dificuldade só será resolvida com a aquisição de um novo aparelho, que tenha essa configuração.

Quanto às possibilidades, tudo o que já fazemos por meio de nossos smartphones, conseguiremos fazer também com a 5G, mas com muito mais velocidade e estabilidade, ou seja, a qualidade é consideravelmente superior.

5G

Fonte: https://abinc.org.br/desafios-e-perspectivas-do-5g-no-brasil/

Ela permitirá também, por meio da internet das coisas, tornar as cidades mais inteligentes e dinâmicas, possibilitando buscas e salvamentos através de drones, monitoramento de tráfego automotivo, alertas de incêndio, etc., tendo tudo em perfeito diálogo com outros dispositivos por meio da rede sem fio.

Os veículos poderão ler os mapas e situações de tráfego, se tornando cada vez mais autônomos. E para os usuários domésticos, jogos, vídeos, músicas, entre outras mídias, serão transmitidas com menos atraso na resposta.

 Saiba mais sobre o tema: https://apwpt.org/mobile/smartphone/downloads/5-myths-about-5g-may2016.pdf

Qual a diferença entre o 4G e o 5G e como ele funciona?

A principal diferença entre as duas gerações está na velocidade. No entanto, quando houver o lançamento da nova categoria, é possível que esta mudança não seja percebida logo de cara, pois algumas empresas de telecomunicação a usarão para melhorar o serviço de 4G já existente.

Agora, quanto a alcance da nova rede de dados, será bloqueado com maior facilidade, devido a suas ondas menores, ou seja, o alcance será mais curto e objetos ou obstáculos poderão cortar o sinal com maior facilidade.

E para que esse problema seja resolvido, as empresas precisarão implantar módulos de antenas menores (mais próximas ao chão) capazes de propagar ondas milimétricas entre uma quantidade maior de emissores e receptores. Dessa forma, é possível que a cobertura dos sinais passe a ser mais ampla.

 Leia também: https://ieeexplore.ieee.org/iel7/6287639/6336544/06515173.pdf

E qual será a velocidade e previsão de lançamento no Brasil?

Nos dias atuais, com todos os avanços promovidos nas redes 4G, as mais velozes chegam até a 45MBps (megabits por segundo), mas algumas indústrias estão trabalhando para que essa velocidade aumente ainda mais, chegando ao 1GBps (gigabits por segundo).

E o que se espera da rede 5G, é que seja ainda mais veloz, podendo atingir 10 vezes essa capacidade.

Isso possibilitaria o download em apenas um minuto, de um filme em alta definição. No entanto, essa velocidade é esperada apenas para alguns anos após sua implantação.

Agora, com relação ao seu lançamento, em alguns países, como China e Coreia do Sul, a previsão é para este ano – 2020, em serviços de monitoramento por meio de drones e veículos autônomos.

Porém, no Brasil, apesar de ela já ter sido oferecida como rede WiFi pela empresa Oi na Cidade do Rock, durante todo o evento Rock in Rio, ainda não tem previsão real de chegada ao país.

Espera-se que, em 2021, ocorra um leilão da frequência, onde será possível definir o prazo de lançamento da rede que vai revolucionar a forma de ver a tecnologia de transmissão de dados.

Neste artigo você pôde conhecer o conceito de internet 5G, qual é a velocidade esperada e algumas formas de utilização.

Com isso, é possível concluir que, a internet 5G vai muito além de downloads rápidos e exibição de vídeos de forma instantânea. Ela garante o pleno funcionamento da internet das coisas, da automação residencial e industrial e a automatização de veículos e cidades mais inteligentes, assim como o aperfeiçoamento e implantação da indústria 4.0.

Ficou com alguma dúvida ou deseja expor a sua opinião? Então nos envie um comentário. Será um prazer ouvir suas dúvidas e saber o que você tem a dizer sobre esse assunto!

Published by